Água Santa de Nova Iguaçu

Água Santa - Rio de Janeiro

O nome do bairro Água Santa tem sua origem a partir da descoberta no ano de 1888 da segunda fonte hidromineral do estado do Rio de Janeiro.

Domingos Camões, responsável pela descoberta, era um escravo recém alforriado que a partir de 1909 iniciou o engarrafamento desta água, feito artesanalmente e utilizando embalagens de vinho de 5 litros. Essas garrafas eram transportadas em lombo de burros e entregues de porta em porta aos moradores da região.

Aos poucos essa fonte d’água conhecida nos arredores como “Água Santa” passa a designar o próprio nome do bairro: Água Santa.

Em 1914, surgiu a empresa de Águas Santa Cruz Ltda., que se mantém até os dias atuais, no bairro Água Santa, que perpetua o nome da fonte.

Segundo o Decreto N° 5.280 de 23 de Agosto de 1985 e publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro – Municipalidades de 25 de agosto de 1985, o bairro limita-se do: "entroncamento da Rua Borja Reis com a Rua Paraná, seguindo por esta (excluída) até a Rua Fontoura Chaves; por esta (incluída) até a Rua Torres de Oliveira; por esta (excluída) até o seu final; daí, subindo pela vertente em direção sudoeste, até o ponto culminante do Morro do Careca (cota 334m); deste ponto, descendo e subindo a vertente da Serra dos Pretos Forros em direção sudeste, passando pelo entroncamento da Estrada da Covanca (excluída) com a Estrada Paulo de Medeiros (incluída) (cota 233m), até o ponto de cota 402m; deste ponto, pela cumeada, em direção leste passando pelos pontos de cota 393m, 463m, 467m, 446m, 456m e 434m, até o ponto de cota 413m; deste ponto, descendo a vertente em linha reta, até o final da Rua Dois de Fevereiro; por esta (incluída) ate a Rua Borja Reis; por esta (incluída) ao ponto de partida."

Conheça Bairros pelo Brasil

VILA BELMIRO

CASA BRANCA

JARDIM BOTâNICO

JARDIM PAULISTA

ALTO DA BOA VISTA

AEROCLUBE

CONDOMíNIO COLINAS DE SãO FRANCISCO

PINHEIROS

PRAIA DA SILVEIRA